Quando as Crianças Saírem de Férias

Quando as Crianças Saírem de Férias

Pois é, as férias estão chegando! E tempo de férias é tempo da gente enlouquecer com as crianças em casa vinte e quatro horas por dia, falando sem parar, correndo pra baixo e pra cima, inventando as mais inesperadas brincadeiras, demandando atenção o tempo todo… doideira, mas uma doideira deliciosa, não? Pra mim, que trabalho em casa e fico com elas durante as férias, é tempo de curtir o grude, de levá-las a lugares bacanas e diferentes, de inventar atividades e coisinhas pra gente fazer junto, de voltar a ser criança e curtir muito a diversão e a bagunça com as minhas filhotas.

Eu curto muito as férias das meninas. Como elas foram para a escola razoavelmente tarde para os padrões atuais (tinham pouco menos de 4 anos), e como eu sempre trabalhei em casa, fiz meu próprio horário e priorizei estar com elas e levá-las pra cima e pra baixo, quando elas não vão à escola aproveito pra curtir e matar as saudades do tempo em que eu as levava ao parque toda segunda-feira de manhã, ia com elas tomar um lanche em um lugar legal na sexta-feira à tarde, passeava a pé pelo bairro depois do almoço levando as duas pela mão, levava para tomar picolé na padaria nas tardes quentes, preparava as refeições diárias com elas ao meu redor, querendo saber e participar de tudo.

Com elas na escola sete horas por dia, o tempo pra fazer essas coisas vai ficando mais escasso. Aos finais de semana, é claro, tiramos o atraso, estamos sempre juntas, inventamos todo tipo de passeio, curtimos cada minuto. Mas aquela coisa de ficar grudadinha e fazer tudo ouvindo as vozinhas delas de pano de fundo o tempo todo, já não rola mais. E vou confessar: eu morro de saudades!

Então, aproveito as férias escolares pra inventar todo tipo de atividade com elas, coisas com as quais a gente se divirta, ria bastante, faça muita bagunça, e chegue no final do dia com aquele gostinho de quero mais. E aí tive a idéia de dividir com vocês algumas coisinhas que, aqui em casa, são garantia de diversão…

  • Parques – aqui, é um passeio que todo mundo adora, curtição pra família inteira, especialmente nos dias lindos de sol e calor. Nas férias, eu aproveito pra ir durante a semana, quando os parques estão um pouco mais vazios e tranquilos e dá pra aproveitar melhor, é mais fácil de estacionar, mais gostoso de brincar, dá pra deixar os pequenos mais livres. As meninas adoram, se divertem pra burro, tomam um solzinho, encontram outras crianças, é uma delícia. Aqui em Sampa, nossos parques preferidos são o da Aclimação, que é bem pertinho de casa, e o Villa-Lobos (além da pracinha do Boaçava, ali bem perto), que apesar de não ser tão perto, cativa pela tranquilidade e pelo ambiente bacana.
  • SESC – Aqui em casa, somos fãs incondicionais das atividades dos Sescs. Batemos ponto, mesmo, estamos sempre de olho. Já até falei disso em outro post. Passeio no Sesc é garantia de diversão e cultura de qualidade, em alguma unidade a gente sempre encontra alguma atividade interessante, seja uma peça de teatro, uma oficina, contação de histórias, exposição, sessão de cinema… tem de tudo, e sempre vale a pena. E nas férias, sempre rola uma infinidade de opções para entreter os pequenos, então fico de olho e acabo descobrindo muita coisa pra fazer com as pimentas.
  • Cinema – Em época de férias, sessão de cinema com os pequenos é sucesso garantido. Sempre rolam várias estréias, animações super bacanas  para entreter a criançada. Esse ano, de saída tem Shrek para Sempre e Toy Story 3. Capaz de ter mais, ainda não chequei a programação para ficar por dentro de tudo. Toy Story 3, aliás, já levamos as meninas pra ver e, apesar delas terem ficado um pouquinho assustada com algumas sequências (aquele bebezão, vamos falar a verdade, é bem assustador, não é não?), gostaram bastante, e nós, mais ainda. Super recomendado.
  • Pinturas – Quando é hora de deixar os pequenos fazendo arte, as palavras de ordem são criatividade e bom humor para relevar a bagunça, que não tem jeito, rola mesmo e faz parte. Aqui, temos no quintal uma parede de azulejo que sempre é distração e diversão garantida. Colocamos uma roupa velha nas meninas, damos tinta e pincel na mão das duas e pronto, em questão de minutos estão elas caprichando na arte, pintadas da cabeça aos pés, e felizes da vida. Os azulejos, antes branquinhos, ficam coloridíssimos, uma beleza. Depois, é tirar a roupa toda e levar para a banheira, sem dó nem piedade. O banho, aliás, acaba virando mais um momento de diversão e bagunça, delicioso. Pra quem não tem parede de azulejo em casa, vale comprar cartolinas bem grandonas, tinta e pincel (ou então, vai de dedo na tinta mesmo, que também é bem gostoso!) e deixar os pequenos liberarem a criatividade. Distrai por horas, uma delícia.
  • Culinária – Uma coisa que aqui diverte pra burro é organizar tardes de culinária com as crianças. Basta escolher receitas fáceis, sem fogo, para que eles possam participar e botar a mão na massa, que é a parte mais gostosa. Eles adoram, e depois se sentem super orgulhosos de comer o que ajudaram a preparar.
  • Colagens, Recortes, Desenhos – Taí uma atividade que entretém os pequenos por bastante tempo. Com crianças um pouquinho maiores (na idade das minhas, 5 anos, já faço isso e elas adoram), dá pra providenciar glitter, lantejoula e todas aquelas coisinhas que a gente usava pra fazer trabalho escolar no nosso tempo, lembrou? Vai uma tarde de trabalho, e saem coisas lindas, pra gente guardar e morrer de orgulho depois!
  • Jogos – Também com crianças de 4, 5 anos, em diante, jogos para se jogar a dois ou mais participantes são uma ótima opção de diversão, especialmente para tardes frias, chuvosas, quando sair de casa não é uma idéia muito convidativa. Já falei de alguns jogos que as meninas gostam bastante. Além desses, tem jogos simples que dá pra improvisar facilmente, como o jogo da velha, por exemplo. Ana Luz e Estrela amam!
  • ‘Rodízio’ de Crianças – Durante as férias, as crianças ficam cheias de saudades dos amiguinhos da escola, então uma ótima idéia é chamá-los para brincar juntos. Uma vez na casa de um, outra vez na casa de outro. Não sobrecarrega ninguém, e os pequenos se divertem pra burro, porque quanto mais criança pra ajudar na bagunça, melhor, né? Então vale a pena ligar para os pais dos amiguinhos e tentar combinar umas tardes pra todo mundo se divertir junto, que tal?

Além dessas opções, tem certamente muito mais coisas que dá pra fazer com as crianças nesse período de férias. Por ora, lembrei dessas. Algumas já fiz com as meninas nas duas semanas de férias que já se passaram, outras farei nas três que ainda temos pela frente.

E vocês, curtem o período de férias dos filhos? Ficam em casa também, tiram férias junto? Como passam o tempo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *